IDENTIDADE FUNCIONAL

O que é?

O Identidade Funcional é um projeto do Governo do Estado do Ceará e tem o propósito de aprimorar continuamente o cadastro dos servidores efetivos, aposentados e pensionistas, melhorando a gestão de pessoas e valorizando o funcionário público. O trabalho será feito por meio de captura de biometria, validação das informações cadastrais e emissão de carteira de identidade funcional.

Como funcionará?

Serão disponibilizadas 22 unidades móveis de atendimento que receberão os servidores agendados para aquele local e horário. O agendamento é feito pelo projeto, que buscará o posto mais próximo do órgão de origem do servidor ativo efetivo, garantindo conforto e ausência de filas na hora do cadastramento. Para os aposentados e pensionistas, o agendamento será feito no local mais próximo de sua residência.

O cadastro constará de captura de fotografia e impressão digital, além da confirmação de dados básicos. Posteriormente, o servidor deve acessar o site do Projeto e validar suas informações. Se houver alguma divergência, deverá informá-la através da validação de dados. Essa solicitação é encaminhada automaticamente para o RH setorial, onde o servidor levará a documentação comprobatória daquela informação. O próprio setor realiza a alteração. Depois de cadastrado e com seus dados validados, o servidor será convocado pela área de Gestão de Pessoas para receber a carteira de identidade funcional.
Cada etapa descrita acima será divulgada com antecedência no site do Projeto.

Quem deve se cadastrar?

Os servidores ativos efetivos, inativos e pensionistas de Fortaleza e Região Metropolitana, que recebem benefícios na folha de pagamento do Poder Executivo do Estado do Ceará.

Benefícios para o servidor

O servidor receberá uma identidade funcional padronizada em cartão inteligente com impressão de segurança, que armazena todos seus dados. É uma forma de valorizar a função pública, garantindo o reconhecimento de sua atividade e papel na sociedade. Além disso, servirá para diversas aplicações do Governo e, futuramente, será utilizado em convênios com entidades públicas e privadas.

Mais informações
A consulta de agendamento, documentos necessários para o cadastro, retirada de declaração de comparecimento, validação de dados e esclarecimento de dúvidas, estão disponíveis no site oficial do Projeto (www.idfuncional.ce.gov.br).

Passo a passo
1 – De posse do número de matrícula, o servidor deverá acessar o site do projeto Identidade Funcional (www.idfuncional.ce.gov.br ) e clicar em “Consulte seu ID Funcional”;
2 – De posse do número do seu ID Funcional, clicar em “Consulte seu Agendamento” onde, após informar dados pessoais solicitados, o sistema fornecerá na tela data, horário e local onde o servidor deverá comparecer;
3 – Ao comparecer ao agendamento no dia, hora e local informados, o servidor apresentará os seguintes documentos originais: RG e CPF. Na ocasião, será feita a foto digital do servidor;
4 – Setenta e duas horas após o cadastramento, o servidor precisará acessar o site do projeto Identidade Funcional e clicar em Validação dos Dados Cadastrais.
5 – A carteira de Identidade Funcional será entregue pelo setor de Recursos Humanos do órgão onde o servidor trabalha.